segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O Sofrimento do mentiroso e do hipócrita"

Boa Noite;

Diz o MESTRE:

Marcos 7:6 - E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim.


Mateus 7:
15 - Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas,
Interiormente, são lobos devoradores.
16 Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
17 Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
18 Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
19 Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demónios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.
24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
26 E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
27 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

==========================================================

Através do sorriso dela eu encontrei Deus, eu encontrei o diabo, porque ela é única que me faz querer viver e morrer ao mesmo tempo.”

Níveis de hipocrisia acima do normal podem matar. A sociedade em que vivemos teima a que nos habituamos a este “veneno” o qual deve ser combatido e se consumido seja-o com prudência, apenas na medida de uma sã convivência social. Não sejamos hipócritas, é claro que nunca nenhum de nós é completamente franco, o que constituiria uma desgraça em termos relacionais, às vezes convém ser algo moderado na expressão das nossas opiniões, pois não conseguiríamos obter com elas nada de verdadeiramente importante e apenas causaríamos muita dor e estragos vãos, outras vezes porém, impõe-se a necessidade da verdade nua e crua sendo que a verdade é sempre subjectiva, direi então impõe-se revelar o outro lado das questões, aquele que nunca vê a luz por conta da hipocrisia, saber distinguir esses momentos é porventura uma questão de sensibilidade e comunhão com DEUS como outra qualquer ou poderá ter a ver com a noção dos limites do perigo aliados a uma grande falta de pachorra.
"Ter mentido é ter sofrido. 0 hipócrita é um paciente na dupla acepção da palavra; calcula um triunfo e sofre um suplício. A premeditação indefinida de uma acção ruim, acompanhada por doses de austeridade, a infâmia interior temperada de excelente reputação, enganar continuadamente, não ser jamais quem é, fazer ilusão, é uma fadiga. Compor a candura com todos os elementos negros que trabalham no cérebro, querer devorar os que o veneram, acariciar, reter-se, reprimir-se, estar sempre alerta, espiar constantemente, compor o rosto do crime latente, fazer da disformidade uma beleza, fabricar uma perfeição com a perversidade, fazer cócegas com o punhal, por açúcar no veneno, velar na franqueza do gesto e na música da voz, não ter o próprio olhar, nada mais difícil, nada mais doloroso. 0 odioso da hipocrisia começa obscuramente no hipócrita. Causa náuseas beber perpetuamente a impostura. A meiguice com que a astúcia disfarça a malvadez repugna ao malvado, continuamente obrigado a trazer essa mistura na boca, e há momentos de enjoo em que o hipócrita vomita quase o seu pensamento. Engolir essa saliva é coisa horrível. Ajuntai a isto o profundo orgulho. Existem horas estranhas em que o hipócrita se estima. Há um eu desmedido no impostor. 0 verme resvala como o dragão e como ele retesa-se e levanta-se. 0 traidor não é mais que um déspota tolhido que não pode fazer a sua vontade senão resignando-se ao segundo papel. É a mesquinhez capaz da enormidade.
0 hipócrita é um titã-anão."
...que Deus perdoe os hipócritas aqui retratados... Que Deus lhes dê entendimento e Luz para que possam ver o caminho da verdade.