sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Coisas pequenas e subtis




A Todos saúdo com Graça E Paz!


Eclesiastes 8 – 12: Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza, que bem sucede aos que temem a Deus, aos que temem diante dele.

Onde pára a felicidade? Noto, todos corremos atrás dela, estranhamente parece que ninguém a encontra. Será apenas privilégio de uns poucos afortunados? Onde será que ela se esconde? E qual o segredo de quem consegue encontrá-la? Na verdade, não deveria ser tão difícil. Acho que o problema reside em nós, é que nós fugimos dela. Corremos com tudo o que nos dá um prazer genuíno.

Fomos criados a ouvir que o mundo é um vale de lágrimas e que tudo o que é bom exige muito sacrifício, até ser pai é padecer no paraíso. Ou seja, que a tristeza, ao contrário da felicidade, não tem fim. Por isso, quando encontramos a felicidade, talvez não saibamos lidar com ela. Fugimos, ou tomamos quaisquer outros procedimentos para estragar-mos tudo. Repetimos erros, porque não acreditamos que podemos viver felizes. Somos ensinados na busca constante do algo mais e assim não nos permitirmos usufruir do prazer que obtemos das pequenas coisas quotidianas e da felicidade que se nos apresenta de forma subtil. Inventamos novos equipamentos e coisas, novas aspirações, novos desejos, novos medos, novas complicações, só para continuarmos eternos insatisfeitos, infelizes, ansiosos, lamentando a tal felicidade que nunca alcançamos. Simplesmente porque acreditamos que não merecemos, que não somos dignos, que não podemos tê-la tão facilmente. Sim, merecemos ter felicidade. Aqui, agora, neste mundo. E não a felicidade efémera e enganosa contida em consumismos e coisas fúteis. O mundo não é um vale de lágrimas. Há dificuldades, problemas, mas não só isso. Viemos para cá para sermos felizes, para aproveitarmos as belezas que estão ao nosso alcance, para convivermos com as pessoas maravilhosas que habitam ao nosso redor. Não temos que nos culpar por algo que nem sabemos o que é.

A felicidade só pode ser alcançada se estivermos abertos para ela e se dela nos julgarmos merecedores. E todos nós somos.

Ser Feliz está nas nossas mãos.

Deus Abençoe a todos.