terça-feira, 24 de agosto de 2010

Mar de ilusões!




Graça e Paz


Salmos -106; 15) E ele lhes cumpriu o seu desejo, mas enviou magreza às suas almas.


Quem são os Narcisos de hoje?


Na mitologia grega, Narciso era um jovem bonito e vaidoso.

Um dia, Narciso curvou-se para beber água numa fonte e vendo a sua própria face reflectida na água, enamorou-se dela.

A lenda conta-nos que ele foi definhando, dia após dia, sem se alimentar, sem descansar, encantado pelo reflexo de sua própria imagem na superfície da água, até morrer.

Foi Sigmund Freud que acrescentou o termo “narcisismo” ao vocabulário da psicologia para designar amor à própria imagem.

O termo contemplava também a etapa do desenvolvimento na qual a crênça faz do próprio eu o objecto principal de seu amor.

Segundo o manual americano de diagnóstico de distúrbios mentais, narcisistas são indivíduos arrogantes e convencidos, que têm fantasias magníficas sobre eles mesmos. Eles estimam acima de tudo os seus sucessos, precisam constantemente de ser admirados e estão sempre à espera de tratamento especial e preferencial.

Os narcisistas estão convencidos de que merecem mais do que recebem. Preocupam-se em ter boa aparência e em se manterem jovens. Não são sensíveis às necessidades e aos problemas dos outros. Tem pouca tolerância para com a crítica e frequentemente reagem com fúria a ofensas reais ou imaginárias. Em suma, os narcisistas focalizam-se a si mesmos, fascinados com a sua personalidade e com o seu corpo. “Com um individualismo atroz que carece de valores morais e sociais e desinteressam-se por qualquer questão transcendental”.

Percebe-se que o distúrbio em questão é bastante sério e comum de se encontrar nos dias de hoje.

Vivemos dias em que cultivamos o narcisismo, seja na esfera individual, colectiva e dos grandes média. A verdade é que muitos dos valores do mundo contemporâneo não passam de consequências de um narcisismo disfarçado de “bem-estar”, de “saúde”, de “prazer”.

Desta forma parece urgente a todo o cidadão do mundo, mas principalmente a nós Cristãos, fazer uma revisão a todos os valores que temos, em todas as coisas a que damos importância e em que aplicamos as nossas energias.

Nas adolescentes anoréxicas; no exibicionismo de corpos esculturais na televisão; nas cirurgias plásticas excessivas; nos espectadores que compram quaisquer novas ideias impostas pelos média, percebemos o narcisismo reinante.

Talvez seja necessário relembrar as consequências do comportamento de Narciso. Iludidos pela imagem do corpo, pela superficialidade dos valores do mundo, não só o corpo, mas sobretudo a alma vai acabar definhada, perdendo-se num mar de ilusões passageiras.

Quem são os seus "Narcisos"?

Isaías – 10; 18) Também consumirá a glória da sua floresta, e do seu campo fértil, desde a alma até à carne, e será como quando desmaia o porta-bandeira.

Deus abençoe a Todos