quarta-feira, 21 de abril de 2010

Deus Criou o Mal? E o mal... existe?



Graça e Paz;



Numa sala de aulas, um professor ateu desafiou os alunos com a seguinte pergunta:


- Vocês acham que foi Deus quem fez tudo o que existe?


Um dos estudantes levantou-se e corajosamente respondeu:


- Sim, fez! Claro, Deus fez todas as coisas!


O professor replicou:


- Então se Deus fez todas as coisas, então Deus também fez o mal, porque o mal existe e considerando-se que as nossas acções são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau.


O estudante calou-se diante de tal argumento e o professor, feliz, vangloriava-se de ter provado uma vez mais que a Fé é um mito.


De imediato, outro estudante levantou a mão e disse:


- Posso-lhe fazer uma pergunta Professor?


- Claro, pergunte.


O jovem levantou-se e perguntou-lhe:


- Professor, o frio existe?


- Mas que pergunta é essa? Claro que existe, por acaso nunca sentiste frio?


O rapaz respondeu:


- Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo o corpo ou objecto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor.


- E a escuridão, existe? - Continuou o estudante.


O professor respondeu:


- Mas é claro que sim.


O estudante respondeu:


- Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas várias cores com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é verdade? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando a luz não está presente.


Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor:


- Diga, professor, o mal existe?


Ele respondeu:


- Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo e não tenho quaisquer dúvidas que essas coisas são o mal.


Então o estudante respondeu:


- O mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus.


Deus não criou o mal.


Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente nos seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz."






Gostava que reflectissem sobre o tema e o comentassem porque o vosso comentário vale ouro.


Deus Abençoe a todos agora e sempre;